domingo, 22 de janeiro de 2012

Nati Cañada e Michael Jackson‏


A primeira vez que a pintora aragonesa Nati Cañada viu Michael Jackson em pessoa foi em 23 de Setembro de 1992, no estádio Vicente Calderón de Madrid, mas os dois estavam separados por um enorme palco e milhares de fãs enlouquecidos.

Dois anos antes, tinham-lhe sido encomendado um retrato do Rei do Pop e ela queria ver como ele se movia e o que transmitia este artista de massas em cima do palco. Michael estava imerso na sua turnê Dangerous World Tour e a imagem que transmitiu para Nati Cañada foi de "uma pessoa agressiva e forte."

Uma opinião que mudou completamente quando ela o conheceu em Los Angeles no dia em que posou para ela em 1993. A agenda lotada de Michael, adiou o encontro por quase dois anos, mas finalmente aconteceu na casa do cirurgião plástico Steven Hoefflin, que foi ‘responsável’ para que este acontecimento tenha sido possível, um grande amigo do cantor e quem Cañada tinha pintado há vários anos.

"Michael conhecia o meu trabalho graças ao médico. Fiz-lhe um retrato em brancos e quando Michael o viu disse que isso era o que estava procurando, uma pintura onde aparecia tudo branco", recorda Nati, que não pode deixar de sorrir com os comentários que esta declaração pode suscitar.

O agendamento foi programado pelo representante do ator, Evy Tabaschi, na casa do cirurgião responsável pelos retoques em artistas tão conhecidos como Elizabeth Taylor ou Sophia Loren e que apesar de ser um amigo pessoal do cantor, nunca teve nada a ver com suas intervenções plásticas.

Michael chegou às sete da manhã e às nove tinha que estar a gravar nos estúdios. Duas horas foi o tempo disponível para esta primeira e única sessão, ele chegou vestido de chapéu e óculos de cor preta e uma gabardine clara. Seus cabelos encaracolados estavam presos em um rabo de cavalo, mas, no quadro original o artista aparece com os cabelos soltos.

Em apenas duas horas, Michael mudou de roupa, usando uma camisa branca e jeans, conversou com o pintor, viu fotografias de outros retratos e deixou-se fotografar por alguns minutos, apesar da negativa inicial dos seus representantes, que só permitiam fazer uma foto. No final, Nati Canãda pôde tirar um rolo de fotos inteiro "que nunca viram a luz, porque eu lhe dei a minha palavra e permanecerão para sempre ocultas em minha casa."

Durante a sessão, falamos um pouco sobre pintura enquanto ele posava sentada em uma cadeira com os braços pendentes. "Apenas estivemos 20 minutos a sós, e durante esse tempo foi muito gentil comigo. Pareceu-me uma pessoa muito educado, mas não respirava alegria, ele não estava feliz", recorda Nati

No início de 1996, Nati foi para Los Angeles para entregar a pintura para Michael. Um retrato em tons de branco, onde junto à imagem de Michael aparece numa pequena caixa uma foto do cantor e um espírito que ela pintou sobre o artista em uma das extremidades da tela que é de 120 x 90 cm.


Acompanhada de seu motorista, ela foi entregar o quadro. "Tive que ir para um hotel e perguntar por Garry Horne, que foi a pessoa que me recebeu e subiu comigo por um elevador secundário. Tudo muito misterioso. Mas quando cheguei ao quarto e bati na porta, quem me veio receber foi o próprio Michael, com o seu filho mais velho em seus braços, e ao fundo ouvia-se a chorar um outro bebê, que devia ser a sua filha. Mais uma vez ele foi muito gentil comigo, disse que amava o retrato e a idéia de colocar o espírito parecia muito bem sucedida ", disse Nati.

Os temores de que a pintura pudesse não ser do seu agrado desapareceram de uma só vez, tal como já tinha dito o Dr Hoefflin e sua equipe médica, a quem ela mostrou o trabalho concluído um dia antes, a fim de conhecer a sua opinião.

"Você é uma grande artista, você é uma grande artista". Assim se despediu Michael de Nati, depois de a convidar a passar um dia em Neverland, esse paraíso infantil onde o cantor se convertia no menino que nunca pôde ser.

Algum tempo depois, por impossibilidade de a agenda de ambos coincidir, Nati decidiu aceitar o convite e visitar Neverland em 28 de Setembro de 1996. Gayle Gofort encarregou-se de lhe mostrar 'Neverland'. "Os funcionários do parque disseram-me que Michael tinha ordenado para que tudo estivesse em funcionamento quando ela chegasse, os carrosséis, a máquina de pipoca… também me disseram que era uma excepção abrir só para uma pessoa".

Lá, a artista visitou o parque em um trem especial e pode comprovar esse mundo de magia e fantasia, que Michael tanto gostava e que ele compartilhou com crianças de escolas e hospitais. "Era uma espécie de Disney em miniatura, cheia de doces e brinquedos para as crianças. Um lugar mágico, tal como eu referi no livro de assinaturas, onde agradeci a Michael por sua amabilidade",

O ritmo de trabalho de ambos os artistas impediu novas reuniões, mas depois do julgamento em que Jackson foi absolvido de molestar um menor, a pintora enviou uma carta de apoio a Michael. Mas com os movimentos constantes de Michael a carta foi devolvida. .

Quando Nati soube da morte do artista, veio à sua mente as duas vezes que se viram. Tive a sorte de conhecer a pessoa e o personagem e posso dizer em voz alta que eu sempre acreditei nele e essa pessoa rara e distante daquilo que as pessoas falam sobre ele, teve a amabilidade de me dar a mão em quatro ocasiões , de me assinar um autógrafo e de se preocupar com o meu trabalho e meus interesses ", concluiu a artista.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...