terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Man In The Mirror

O Homem No Espelho

Informações Wikipédia:

"Man in the Mirror" é um single extraído do álbum Bad, do cantor Michael Jackson, em 1988. Foi performada pela primeira vez ao vivo no Grammy Awards 1988 junto com "The Way You Make Me Feel". A canção esteve no topo da parada da Billboard Hot 100 por duas semanas consecutivas.


A música:

A letra da canção foi composta por Glen Ballard e Siedah Garrett, que também empresta seus vocais a canção. Garrett escreveu a letra da canção quando estava indo para o estúdio gravar "I Just Can't Stop Loving You", ela viu seu rosto no espelho do carro e então veio a inspiração. A letra fala que a mudança que queremos ver no mundo tem que começar por nós mesmos. A canção foi organizada tendo como "back vocals" um coro gospel. A canção mistura música pop com gospel, o que inspiraria mais tarde cantores como George Michael e a cantora Madonna a fazer algo parecido no seu hit Like a Prayer. Inclusive Siedah foi vocalista de Madonna durante a Re-Invention Tour, em 2004.
A canção foi o encerramento do funeral de Jackson, a versão instrumental tocava enquanto uma luz no palco indicava sua ausência. No filme This Is It, Jackson também performa a canção.

O Videoclipe:

Existem duas versões do vídeo. Uma apresentada no filme Moonwalker, que é uma versão estendida ao vivo, e a outra versão apresenta momentos históricos e personalidades importantes da história mundial, como Martin Luther King e John Lennon.



Performances ao vivo:

"Man in the Mirror" teve uma das mais célebres interpretações já feitas por Michael Jackson. Primeiro ele a performou em 1988 no Grammy Awards, alcançando uma grande repercussão. Mas foi na Dangerous World Tour que Michael faz o maior desempenho da música em uma versão estendida. Após cantar toda a canção, ele sai voando sobre o público, que vai ao delírio. A música ainda foi executada na segunda parte da Bad World Tour. Jackson ainda executou a canção no Royal Concert Brunei em 1996 e pela última vez no concerto beneficente United We Stand em 2001, mas esse desempenho não passou na televisão devido a contrato de Jackson com outra emissora.









Versões Cover:












  • Man in the Mirror foi regravada em 2004 pea compositora Siedah Garret num estilo mais dance para seu álbum Siedah.
  • Grandes nomes da música como U2 e Whitney Houston já performaram a canção ao vivo.
  • É uma das músicas mais performadas no programa American Idol.
  • Em 2006, a canção foi regravada por Redd Angel, onde alcançou o número um das paradas britânicas.
  • Em 1990, uma versão instrumental para violão foi gravada por Tuck Andress.
  • A canção foi o Grand Finale em 2009 no Prêmio Nobel da Paz Concert.
  • Em 2011 Céline Dion resolveu em seu novo show em Las Vegas fazer uma homenagem aos dois anos da Morte de Michael, e entre as músicas se encontram no meio a canção Man In The Mirror, uma das melhores já regravada!
  • Jacob Lusk interpretou a música ao lado de Siedah Garret no Top 9 do American Idol em 2011,sendo uma belíssima apresentação.
  • Kevin McHale, Cory Monteith e Chord Overstreet regravaram a musica para a série musical Glee.



  • Lançamento
    9 de Janeiro de 1988
    FormatoCD Single
    Gravação1987
    GêneroPop, soul, gospel
    Duração5:20 (Versão do álbum)
    5:03 (Versão do single)
    Gravadora(s)Epic Records
    ComposiçãoSiedah Garrett
    Glen Ballard
    ProduçãoQuincy Jones e Michael Jackson


    Aqui uma apresentação perfeita de Michael cantando Man In The Mirror na HIStory Tour...
    sempre sempre emocionante:



    Tradução:

    Homem No Espelho

    Eu vou fazer uma mudança
    De uma vez em minha vida
    Vai ser bom de verdade
    Vou fazer uma diferença
    Vou fazer isso direito

    Enquanto eu dobro a gola
    Do meu casaco de inverno favorito
    O vento assopra em minha mente

    Eu vejo as crianças nas ruas
    Sem o suficiente para comer
    Quem sou eu para estar cego
    Fingindo não perceber suas necessidades

    Uma indiferença de verão
    Uma tampa de garrafa quebrada
    E a alma de um homem

    Eles seguem uns aos outros no vento, você sabe
    Porque eles não tem nenhum lugar para ir
    É por isto que eu quero que você saiba

    Estou começando com o homem no espelho
    Estou pedindo a ele que mude seus modos
    E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
    Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
    Olhe para si mesmo e faça uma mudança

    Eu tenho sido vítima de um tipo de amor egoísta
    É hora de eu compreender
    Que existem alguns sem casa
    Nenhum centavo para emprestar

    Seria realmente eu
    Fingindo que eles não estão sozinhos?

    Um salgueiro profundamente marcado
    O coração partido de alguém
    E um sonho desanimado

    Eles seguem o rumo do vendo, você vê
    Porque não tem lugar para ir
    É por isso que estou começando comigo

    Estou começando com o homem no espelho (Oh!)
    Estou pedindo a ele para mudar seus modos (Oh!)
    E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
    Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
    Olhe para si mesmo e faça uma mudança

    Estou começando com o homem no espelho (Oh!)
    Estou pedindo a ele para mudar seus modos (Oh!)
    E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
    Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
    Olhe para si mesmo e faça uma mudança

    Estou começando com o homem no espelho
    (Homem no espelho - Oh, sim!)
    Estou pedindo a ele que mude (É melhor mudar!)
    Nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
    (Se você quer fazer do mundo um lugar melhor)
    (Olhe para si mesmo e faça a mudança)

    (Você tem de fazer bem, enquanto tem tempo)
    (Porque quando você fecha seu coração)
    Você não pode fechar sua, sua mente!
    (Então você fecha sua mente!)

    Aquele homem, aquele homem, aquele homem...
    Com o homem no espelho...
    (Homem no espelho, oh, sim!)
    Aquele homem, aquele homem, aquele homem...
    Estou pedindo a ele para mudar ( É melhor mudar!)
    Você sabe... aquele homem

    Nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
    Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
    Olhe para si mesmo e faça a mudança

    Eu vou fazer uma mudança
    Vai ser bom de verdade

    Vamos! (Mude)
    Apenas levante-se, você sabe
    Você tem de parar isso, você mesmo!
    (Sim! Faça aquela mudança!)

    Eu tenho de fazer aquela mudança, hoje!
    (Homem no espelho)
    Você tem de não deixar seu próprio irmão
    (Sim! - Faça a mudança!)

    Você sabe, preciso entender
    Aquele homem, aquele homem... (Homem no espelho)
    Você precisa, você precisa se mexer!

    Vamos! Vamos! Você tem de...
    Levantar-se! Levantar-se! Levantar-se!
    (Sim! - Faça aquela mudança)
    Levante-se e eleve a si mesmo, agora!
    (Homem no espelho)

    (Sim! Faça aquela mudança!)
    Vou fazer aquela mudança
    Vamos! (Homem no espelho)

    Você sabe! Você sabe como!
    Você sabe! Você sabe como!
    (Mude) Faça aquela mudança

    Nenhum comentário :

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário sobre este post!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...