terça-feira, 26 de outubro de 2010

Testemunhas de Jeová


Estava curiosa pra saber quais são as doutrinas pregadas pela religião dos Testemunhas de Jeová, a religião da dona Kathe, mãe do Mike, e a religião que ele praticou durante alguns anos da sua vida. Fiz uma pesquisa, nossa têm muita coisa!!! Eu tentei fazer um resumo aqui das principais informações para gente poder ter uma noção.
Basicamente as principais crenças ( ou as mais conhecidas por todos ) dos Testemunhas de Jeová são:

São contra a transfusão de sangue:
As Testemunhas de Jeová dizem basear na Bíblia a sua recusa na utilização e consumo de sangue, humano ou animal. Entendem que esta proibição foi dada à humanidade em geral visto que foi transmitida por Deus a um homem que a Bíblia apresenta como ancestral de todos os homens, Noé. Além disso, reforçando esta aplicação geral, a ordem teria sido dada na ocasião em que Noé, tal como o primeiro homem Adão, iria dar um novo início à sociedade humana. Esta mais antiga referência bíblica ao uso de sangue diz o seguinte:
  • Génesis 9:3-5 "Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. Somente não comereis carne com a sua alma, com seu sangue. Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem que matar o seu irmão, pedirei conta da alma do homem."

Não comemoram aniversários:

baseiam-se em dois argumentos:
1º: Baseiam sua premissa em duas passagens bíblicas. Argumentam que nestes dois relatos de aniversários natalícios na Bíblia (teoricamente únicos), ocorreram coisas que desagradaram a Deus. Portanto, a partir deste argumento decidiram adotar uma posição contrária a comemoração de aniversários inclusive o Natal, onde é supostamente comemorado o aniversáio de nascimento de Jesus.
São os relatos: - Genesis 40:20: um faraó mata seu padeiro durante um aniversário natalício.
                      - Mateus 14:6: rei Herodes mata João Batista (ou Batizador, como queira) durante uma festa de aniversário.
2º:Segundo sua doutrina os aniversários são ocasiões em que se dá indevida honra a seres humanos, honra esta que deveria ser dada a Deus. 
Baseiam-se no seguinte versículo:
 "Não deves fazer para ti imagem esculpida, nem semelhança de algo que há nos céus em cima, ou do que há na terra embaixo, ou do que há nas águas abaixo da terra. 5 Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las, porque eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva..."" Exodo 20:4,5

Sobre Jesus Cristo:
Jesus Cristo é visto como um Ser Divino (segundo João 1:1 NM "era [um] deus"; em Isaías 9:6, é chamado de "Deus Poderoso"), Filho Unigénito de Jeová, o Deus Todo-Poderoso, e o Seu porta-voz. Não consideram Jesus como sendo o próprio Deus, mas uma "pessoa" diferente Dele e o mais importante depois Dele (1 Coríntios 11:3). Teve um papel importante na Criação. Na sua existência pré-humana, era o Arcanjo Miguel. Crêem que a expressão do livro deRevelação :  "o Alfa [com sentido de "Primeiro"] e o Ômega [com o sentido de "Último"]" aplica-se tanto a Jeová Deus como também a Jesus, pois acreditam que este último foi a primeira criação de Deus, tendo estado com ele desde o início da criação até à eternidade. O Filho de Deus sacrificou voluntariamente sua vida humana perfeita em resgate da humanidade condenada à morte, devido ao pecado original. (João 3:16) Em razão disso, tornou-se no único mediador entre o Deus Todo-Poderoso e a humanidade. O pecado original foi a rebelião contra a Soberania Divina cometida pelos primeiros a serem criados: Adão e Eva.


Alma, Morte e a Ressurreição
Crêem que a morte da alma humana é consequência do pecado adâmico. Ocorre quando cessa no corpo o "espírito" [em hebr. rúahh; em gr. pneúma] ou força de vida. A morte não é uma passagem para um existência espiritual, mas o fim da existência da pessoa. (Eclesiastes 9:5, 10; Salmos 146:4) O ensino da imortalidade da alma não é verdadeira para as Testemunhas de Jeová. Crêem que qualquer manifestação de espíritos de alegadas pessoas já falecidas se devem à ação directa de anjos decaídos, ou demônios. Acreditam na esperança para os mortos que estão na memória de Deus serão ressuscitados. – João 5:28, 29; Atos 24:15.
O inferno de fogo como lugar literal de tortura das pessoas iníquas é rejeitado. Na Bíblia, os termos normalmente traduzidos por "inferno", Hades [termo grego] e Seol [ou Sheol, termo hebraico], têm mais o significado de "sepultura" ou "lugar dos mortos"; ou com a ideia de destruição e aniquilação eterna, no caso de Geena [termo grego]. De acordo com Atos 2:27, Jesus desceu ao Inferno (Hades ou Seol) e foi ressuscitado . As Testemunhas de Jeová não acreditam na predestinação pessoal. Cada pessoa tem livre arbítrio dado por Deus e é responsável por todos os actos que comete. No entanto, a morte é resultado do pecado original. Assim, após a ressurreição dos mortos, os pecados anteriores não lhes serão imputados mas poderão recomeçar a vida escolhendo voluntariamente servir a Deus e alcançar assim a salvação.

Últimos Dias e o Fim do Mundo:
As Testemunhas crêem que vivemos no que a Bíblia chama de últimos dias que antecedem o dia do Armagedom, no qual o Reino de Deus de mil anos, às mãos de Jesus e de 144.000 humanos escolhidos será implantado sobre a Terra. Os adoradores de Jeová sobreviverão a essa conflagração mundial e poderão viver eternamente ao contrário dos que forem considerados merecedores da destruição eterna. Entendem a expressão "fim do mundo" como uma referência ao término e substituição do actual sistema de coisas, o que inclui a sociedade humana e as suas instituições e governos.

Outros conecitos que eles pregam:
- Não servem ao exército
-Não fumam
-Não consomem qualquer substância química que possam trazer dependência.

 ***************************************************************************************
Texto de um folheto distribuído pelos Testemunhas de Jeová:

Em que crêem as Testemunhas de Jeová?

 

"Achamos correto ouvir de ti quais os teus pensamentos, porque, quanto a esta seita, é sabido por nós que em toda a parte se fala contra ela." (Atos 28:22)
Esses líderes comunitários de Roma do primeiro século deram um bom exemplo. Desejavam ouvir diretamente da fonte, em vez de apenas criticos estranhos à causa.
Similarmente, hoje em dia muitas vezes se fala mal das Testemunhas de Jeová e seria um engano esperar saber a verdade sobre elas de fontes preconceituosas. Assim, temos o prazer de explicar-lhe algumas de nossas crenças principais.

A Bíblia, Jesus Cristo e Deus
Cremos que "toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa". (2 Timóteo 3:16)
E embora alguns tenham afirmado que realmente não somos cristãos, isto simplesmente não é verdade. Endossamos plenamente o testemunho do apóstolo Pedro a respeito de Jesus Cristo: "Não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos." - Atos 4:12

Contudo, visto que Jesus disse que ele é "Filho de Deus"e que o 'Pai me enviou', as Testemunhas de Jeová crêem que Deus é maior do que Jesus. (João 10:36; 6:57)
O próprio Jesus reconheceu: "O Pai é maior do que eu".(João 14:28; 8:28)
Assim, não cremos que Jesus seja igual ao Pai, como ensina a doutrina da Trinidade. Em vez disso, cremos que ele foi criado por Deus e que Lhe está subordinado. - Colossenses 1:15; 1 Coríntios 11:3.

No idioma português, o nome de Deus é Jeová. A Bíblia diz: "Tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ, és o Altíssimo sobre toda a terra." (Salmo 83:18, Almeida, edição revista e corrigida)
Em conformidade com essa declaração, Jesus deu grande destaque ao nome de Deus, ensinando seus seguidores a orar: "Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome." E ele mesmo orou a Deus: "Tenho feito manifesto o teu nome aos homens que me deste." - Mateus 6:9; João 17:6.
As Testemunhas de Jeová crêem que devem imitar a Jesus em divulgar o nome e os propósitos de Deus.
Assim, nós adotamos o nome Testemunhas de Jeová porque imitamos a Jesus.
Apropriadamente, Isaías 43:10 diz ao povo que representa a Deus: 'Vós sois as minhas testemunhas', é a pronunciação de Jeová, 'sim, meu servo a quem escolhi'.



O Reino de Deus



Jesus ensinou seus seguidores a orar: "Venha o teu reino", e ele fez desse Reino o tema predominante de seu ensino. (Mateus 6:10, Lucas 4:43)
As Testemunhas de Jeová crêem que o reino é um governo real sediado no céu, que governará a terra, e que Jesus Cristo é o invisível Rei designado.
"O principado está sobre os seus ombros", diz a Bíblia. "Do incremento deste principado e da paz não haverá fim". - Isaías 9:6, 7, Almeida.
Contudo, Jesus Cristo não será o único rei do governo de Deus. Ele terá muitos co-regentes no céu. "Se peseverarmos", escreveu o apóstolo Paulo, "havemos também de reinas juntos". (2 Timóteo 2:12)
A Bíblia indica que o número de seres humanos que serão ressucitados para reinar com Cristo no céu limita-se aos "cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra". - Apocalipse 14:1, 3
Naturalmente, todo governo precisa ter súditos e as Testemunhas de Jeová crêem que além desses regentes celestiais, bilhões de outras pessoas ganharão a vida eterna. Por fim, a Terra, transformada num belo paraíso, ficará inteiramente ocupada por esses dignos súditos do Reino de Deus, todos submetendo-se ao reinado de Cristo e de seus co-regentes. Assim, as Testemunhas de Jeová estão firmemente convencidas de que a Terra jamais será destruída e que a promessa da Bíblia se cumprirá: "Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre." - Salmo 37:29; 104:5
Mas, como virá o Reino de Deus? Pela sujeição voluntária de todas as pessoas ao governo de Deus? Ao contrário, a Bíblia mostra realisticamente que a vina do Reino exigirá a intervenção direta de Deus nos assuntos da terra: "O Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será arruinado. E o próprio reino ... esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos." - Daniel 2:44
Quando virá o Reino de Deus? À base das profecias bíblicas que hoje se cumprem, as Testemunhas de Jeová crêem que virá muito em breve. Convidamo-lo a examinar algumas profecias que predizem aspectos dos "últimos dias"deste iníquo sistema. Estão registradas em Mateus 24:3-14, Lucas 21:7-13, 25-31 e 2 Timóteo 3:1-5.
Visto que 'amamos a Jeová', nosso Deus, de todo o nosso coração e de toda a nossa alma, mente e força e ao próximo como a nós mesmos, não estamos nacional, racial ou socialmente divididos. (Marcos 12:30, 31)
Somos amplamente reconhecidos por causa do amor que se manifesta entre nossos irmãos cristãos, encontrados em todas as nações. (João 13:35, 1 João 3:10-12)
Assim, mantemos uma posição neutra com os assuntos políticos dessas nações. Tentamos ser semelhantes aos primitivos discípulos de Jesus, sobre os quais ele falou: "Não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo."(João 17:16) Cremos que manter-se separado do mundo significa evitar conduta imoral tão comum hoje em dia, incluindo a mentira, o roubo, a forniciação, o adultério, o homossexualismo, o mau uso do sangue, a idolatria e outras coisas assim, condenadas na Bíblia. - 1 Coríntios 6:9-11; Efésios 5:3-5; Atos 15:28, 29.

Esperança para o futuro
As Testemunhas de Jeová crêem que a nossa vida atual neste mundo não é tudo o que existe. Cremos que Jeová enviou Cristo à Terra para derramar seu sangue vitalizador como resgate, de modo que as pessoas possam ter uma posição justa perante Deus e receber a vida eterna num novo sistema. Como disse certo apóstolo de Jesus: "Agora fomos declarados justos pelo seu sangue." (Romanos 5:9; Mateus 20:28) As Testemunhas de Jeová têm completa confiança numa vida futura, fundamentada na vindoura ressurreição, sob o Reino de Deus. Cremos, como a Bíblia ensina, que quando uma pessoa morre, a sua existência realmente termina, que "neste dia perecem deveras os seus pensamentos." (Salmo 146:3,4; Ezequiel 18:4; Eclesiastes 9:5) Sim, a vida futura dos mortos depende de Deus lembrar-se deles na ressurreição. - João 5:28, 29.
Não obstante, as Testemunhas de Jeová estão convencidas de que muitos que vivem atualmente sobreviverão quando o Reino de Deus aniquilar todos os governos atuais e assim como Noé e sua família sobreviveram ao dilúvio, eles continuarão vivos para usurfruir a vida para sempre numa terra purificada. (Mateus 24:36-39; 2 Pedro 3:5-7, 13) Mas, cremos que a sobrevivência depende de a pessoa cumprir os requesitos de Jeová, como diz a Bíblia: "O mundo está passando... mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.: - 1 João 2:17; Salmo 37:11; Apocalipse 7:9, 13-15; 21"1-5.
Obviamente, não é possível abranger aqui todas as crenças das Testemunhas de Jeová, mas convidamo-lo a obter informações adicionais.

Fonte: Um impresso. O testo acima foi retirado de um folheto distribuído pelos Testemunhas de Jeová,.
Não sou Testemunha de Jeová mas acho muito mais interessante conhecer a doutrina e formar seus conceitos do que simplesmente discriminar com preconceitos.







 



2 comentários :

  1. Tambem concordo em saber antes de falar, mas a maioria dessas doutrinas eu não aceitei mto naum, naum vejo mal algum em doar sangue ou comemorar aniversarios ; sem falar q o proprio MJ naum quis mais ser testemunha de Jeová.

    ResponderExcluir
  2. Realmente muita coisa desta religião também não concordo, mas é aquela velha história,futebol e religião não dá pra discutir ...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...