terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A história de Brad Sundberg



Michael , um livro, um casaco pesado e uma lanterna ! ~ 
A história de Brad Sundberg ~ "Someone in the Dark "

Na maior parte de 1991 nós estávamos trabalhando no álbum Dangerous na Record One em Sherman Oaks , CA.. Entre alguns outros estúdios na
cidade. Eu entrei em grandes detalhes sobre o meu tempo e três equipes de produção envolvidos em Dangerous em meus seminários , como vocês já devem saber . Ele continua sendo um dos meus projetos favoritos, e é muito divertido olhar para trás e ver como Michael foi "crescendo" e tentou coisas novas neste disco. Tivemos equipes surpreendentes de produção, músicos top-shelf, boa comida, músicas matadoras; mesmo a lista de convidados especiais era (Nancy Reagan , a princesa Stephanie , minha filha Amanda, e assim por diante) de cair o queixo . A música também levou Michael para uma nova era, mas eu vou guardar essas histórias para o próximo mês, então por enquanto vamos falar sobre o estúdio "Black -out. "

Não era incomum para os moradores de Los Angeles ter algo que se referem como " brown- outs" , ou seja, um apagão elétrico que acontecia por um tempo ou às vezes se desligavam completamente por muito tempo. Não tenho a pretensão de saber por que isso iria acontecer, mas tinha algo a ver com muitos aparelhos de ar condicionado, secadores de cabelo, amplificadores Marshall , fritadeiras, lavagens de carro, etc , tudo o que estava sendo usado de uma só vez em toda a cidade. As autoridades da cidade pleiteavam com as pessoas a facilidade de volta no seu uso de eletricidade , mas esta era LA - você tinha que olhar bem e se sentir confortável em todos os momentos . Então ... o poder , às vezes, apenas desligava.

Neste dia especial , fomos avançando em músicas como " Keep The Faith " e " For All Time" quando as luzes começam a piscar e ficarem fracas. Agora deixe-me explicar uma coisa : A coisa com muitos estúdios de gravação é que eles não têm janelas . As janelas fazem o som da rua interromper as gravações. Então ... sem janelas. Isto significa que quando a energia é desligada , é escuro como breu dentro. Então , o poder sai, e todos nós procuramos por lanternas. Houve um pouco de gritos e risos, mas todo mundo está calmo. Sempre tivemos lanternas por perto, porque os estúdios são notoriamente escuro, e para começar, distribuímos lanternas para Michael e sua equipe de segurança . 

Michael bateu contra uma das paredes da sala e achou a coisa toda divertida. Eu me lembro dele rindo muito dele mesmo em primeiro lugar, então nós apenas nos acostumamos e gostávamos da companhia um do outro e travamos algumas guerras com as lanternas no escuro. Foi um bom tempo, em uma queda inesperada de energia. Acontece que eu trazia minha câmera naquele dia e tirei algumas fotos (com flash, é por isso que o " black out " não é tão óbvio ) .

Diz-se que uma imagem pode dizer mais que mil palavras, mas para mim elas capturam um momento no tempo ... e eles contam algumas histórias. Confira o casaco gigante em Michael . Ele sempre sentia muito frio. Sempre. Lembro-me claramente de que, quando a energia caiu do estúdio muito rapidamente ficou abafado e quente, mas tenho certeza de que foi um prazer para ele, assim ele foi capaz de descongelar . Há talvez zero dias por ano, quando você precisa de um casaco como aquele em LA, mas Michael sempre estava agasalhado .

Depois, há o livro. Você já ouviu falar antes que ele amava livros sobre arte , história, natureza , etc Sim, tudo verdade. Ele sempre tem pilhas de livros na sua sala de estar ... ele estava sempre observando, perguntando e aprendendo.

O que é difícil de ver é algo mais difícil de explicar . Eu tenho trabalhado com artistas que podem ser ... difíceis. Já vi brigas no estúdio, os produtores fazendo escandalos, e birras que faria um homem crescido estremecer. Mas nunca com Michael . Ele era um cara extremamente educado, sempre com um ato de classe . Será que a leitura de um livro com uma lanterna significa nada mesmo? Claro que não, mas isso representa como ele poderia lidar com o inesperado. Ele não entrou em pânico ou fez exigências impossíveis ... ele riu e fez-se (e nós também) confortável.

Ele realmente é um dos homens mais gentis e mais criativas que eu já tive o privilégio de chamar um amigo.

(Ele narrou a história como sendo de 1991 para o álbum Dangerous, mas a julgar pela foto, me parece que ele errou ou misturou as datas entre a história e a foto. A foto parece tratar-se do ano por volta de 1994 nas gravações do álbum HIStory)

E... uma notícia maravilhosa!

Em Novembro Brad estará no Brasil para fazer um seminário, onde contará principalmente sobre seus anos de trabalho com Michael.

Veja mais informações:




Entrevista do MJJC com Brad Sundberg:
Brad Sundberg foi diretor técnico de Michael Jackson por quase duas décadas. Recentemente, ele anunciou uma série de seminários que aconteceriam em Junho deste ano (2014), em Nova York. O projeto chamado "No estúdio com Michael Jackson

Entramos em contato com Brad Sundberg para falar sobre a música de Michael, bem como falar sobre o seu seminário" no estúdio com Michael Jackson ". Você pode ler as respostas abaixo. 

MJJC: O que é exatamente o trabalho de um diretor técnico eo que esta posição implica, como você trabalhou neste papel em alguns dos álbuns de MJ? 

Brad Sundberg: Existe a resposta curta e a resposta longa. A resposta curta é "estar pronto para qualquer coisa." A resposta longa seria algo como isto: Minha responsabilidade era ter o estúdio de gravação que trabalhei, em qualquer lugar do mundo, com a qualidade Michael Jackson. Eu trabalhei muito de perto com Bruce Swedien (e não apenas nos álbuns de MJ, mas também Quincy Jones, Barbra Streisand, entre outros), e sua atenção aos detalhes não é de segunda em nenhum deles. Cada microfone, cada ponto-patch, todas as máquinas e equipamento no estúdio teve que ser testados e (se possível) calibrados com perfeição. Não era incomum eu fazer este processo sozinho 1-2 semanas antes da projeção sequer começar. O engraçado é que são tão poucas equipes de produção que fazem isso, mas é uma parte vital da razão por que nossos projetos soou tão bem. 

Além disso, eu estaria envolvido na gravação do dia-a-dia, a criação de microfones, fones de ouvido, estúdios de reserva, mantendo fitas organizadas, recebendo água quente de Michael pronto para seus vocais, transcrevendo as letras de Michael para o encarte, e até mesmo fazendo o café! Com várias equipes de produção trabalhando no mesmo projeto, feita para longos dias, mas muito gratificante. O trabalho duro e dedicação também foi muito gratificante em que tive o privilégio de ver e ser uma parte de tanta história musical que estava sendo criada. 

MJJC: Você era fã de Michael antes de você começar a trabalhar em sua equipe quando na época de Captain EO? 

Brad Sundberg: Como uma criança que cresce em Santa Cruz, CA, nos anos 70, eu escutei um monte de música: Pink Floyd, Steely Dan, Led Zeppelin, Van Halen, etc, mas eu também amava a música de dança como Abba, The Bee Gees, Gloria Gaynor, Blondie, Donna Summer e, claro, Michael Jackson. Eu encontrei espécie de forma de "dissecar" músicas que eu ouvia, porque eu queria entender cada som, cada reverb e efeito. Toquei o álbum "Thriller", até que foi riscado e desgastado, então eu comprei uma outra cópia. A profundidade do som me surpreendeu, mesmo antes de eu entender a gravação. Sim, eu era um fã. 

MJJC: Quais são seus 3 melhores canções favoritas de Michael e por quê? 

Brad Sundberg: Essa é uma pergunta difícil, mas aqui vai: 

1) Human Nature. Eu sempre amei essa canção, e meu amigo Steve Porcaro sabe disso. Gravamos um seguimento que se chamou de "alguém colocou sua mão para fora", mas não chegou a estar no álbum "Dangerous". 

2) Smooth Criminal. A linha de baixo, o groove, David Williams da guitarra com  um ritmo insano, de Jerry Hey de secção de metais, Quincy dirigiu este quem-é-quem de músicos e Michael na frente e no centro ... é uma incrível peça de trabalho! Eu gostaria que você pudesse ter estado lá. 

3) The Lady In My Life. Ele nunca foi mais que um único, mas o que um registro. Falando do ponto de vista técnico, é como uma aula de gravação de 5 minutos. Cada som é puro e simples. Do ponto de vista musical, eu sou um grande fã de Rod Temperton. Eu tenho trabalhado com Rod durante anos, e ele é pura genialidade. Linda canção. 

4) Eu sei, você só pediu para 3, mas estou me sentindo generoso. Streetwalker. Este é o pequeno motor de poder. Essa música me surpreendeu a cada vez que a ouvi, mas Quincy não gostou. Lembro-me dirigindo para casa do estúdio uma noite depois de Michael gravou o vocal principal, e eu estava ouvindo no meu carro, com o teto solar aberto as 3 da manhã. Eu quase estraguei os alto-falantes, cantando no topo dos meus pulmões. 

Não é justo ter uma lista do que não inclui Will You Be There, Who Is It, Earth Song, Stranger In Moscow, Billie Jean, Something Startin 'She's out of my life, Jam, etc Eu nunca fui bom em seguir as regras. 

MJJC: Você disse que Michael encomendou-lhe para trazer a música para praticamente todos os cantos de Neverland. Que tipo de música foi tocada por motivos de Neverland? Que tipo de música era sobre as listas que Michael criadas para as áreas específicas da fazenda? 

Brad Sundberg: Eu não quero revelar muito, mas não havia uma regra inquebrável em Neverland Michael não permitiria que sua músicafosse tocada, apesar dos meus protestos. Mas ele era o chefe, portanto a sua decisão era mais forte do que a minha. 

Os estilos (ao redor do lago, casa principal, casa de hóspedes, etc) tocava uma playlist personalizada de suas músicas clássicas favoritas e Disney. No parque de diversões ele selecionou músicas de Janet, Yes e Joe Satriani. Sério. Até mesmo alguns Van Halen e Led Zeppelin foi selecionado em certos passeios. Na área de cavalo e zoológico por trás do parque de diversões, fomos com mais música de cowboy tradicional. Os trens também tocou a música, principalmente clássica. 

MJJC: De todas as músicas que você trabalhou com MJ no estúdio, o que era o sua favorita? Ou qual a música que tinha um processo criativo, desde as demos para a música terminada, que foi impressionante? 

Brad Sundberg: Outra pergunta difícil, porque há tantos. Acho que vou ir com Man In The Mirror. Eu ainda estava aprendendo o meu caminho em torno do estúdio, e foi uma honra ser convidado a sentar e assistir, aprender e ajudar no álbum Bad. 

Man in the Mirror era uma canção tão grande, uma enorme produção de tal todos nós sabíamos que era imparável. Eu era capaz de ver a pista inicial a ser gravada, os vários músicos trazendo seus talentos, as camadas de harmonias vocais, coro Andre Crouch e, finalmente, os vocais de liderança com Siedah e Michael. Havia muito talento em Westlake Estúdio D durante esse tempo era alucinante. Bruce e Michael iriam tocar essa canção em plenamente, e eu quero dizer o volume total (118 db) para qualquer hóspede que passou por aqui. As pessoas ficariam sem palavras, às vezes com lágrimas, quando a nota final foi mostrada.


Fonte: MJJC








Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...