sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Marcelo Rezende - o 'Madame Tussauds' tupiniquim e sua estátua de Michael Jackson


Artista plástico autodidata que ainda pequeno já mostrava seu talento em desenhos que fazia na escola.Começou a fazer esculturas aos sete anos com barro que havia nos fundos de sua casa.Sempre trabalhou com arte,tem como característica a figura humana,seja em suas telas ou esculturas.O artista carioca de 35 anos diz que está sempre aprendendo,usa das críticas para lapidar sua arte e apresentar um bom trabalho.Seus sonhos são sempre seus maiores alvos e não os abandona até conseguir alcançalos.



Esta escultura em tamanho natural do Rei do Pop estará exposta em Setembro no Rio de Janeiro.Fãs clubes e admiradores do astro podem aguardar que serão muito bem vindos no evento,será permitido tirar foto ao lado da obra.







 

Fonte: blog o artista Marcelo Rezende




Conheça Marcelo Rezende, o 'Madame Tussauds' tupiniquim

Marcelo Rezende/Divulgação



Xuxa, Hebe Camargo, Michael Jackson,Ana Maria Braga... Nos últimos meses, todos esses artistas ganharam estátuas em tamanho real através das mãos de um artista plástico amador do Rio de Janeiro, Marcelo Rezende. Procurado pelo EGO para falar sobre suas obras, o morador de Seropédica, que é professor em uma escola de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, contou que não tem nenhum tipo de formação profissional em artes, mas pinta desde cedo. Todas os trabalhos de Marcelo são intuitivos.

"Nunca fiz nenhum curso de arte. Desde pequeno desenhava pessoas, colegas de escola... Sempre pintei retratos, mas nunca tinha feito esculturas. Comecei a fazê-las depois de ver uma matéria sobre o museu de cera de Nova York. Gostei e quis reproduzir isso", relembra.

Marcelo faz as estátuas como hobby há seis anos e seu ateliê fica em um espaço improvisado nos fundos de casa. O começo do trabalho foi complicado, todo feito através de experiências. Só depois de várias tentativas, ele conseguiu atingir seu objetivo. A primeira artista que ele reproduziu foi a cantora Sandy. Depois, os escolhidas foram Kelly Key,Angélica, Michael Jackson, Xuxa, Hebe Camargo, Ana Maria Braga e Roberto Carlos, queacaba de ser finalizado.



"A primeira estátua foi um desafio! Só consegui fazer como eu queria na quinta tentativa, com muita força de vontade. Comecei com cera, como são as lá de fora, mas não deu. Nosso clima atrapalha. Aqui no Rio é muito quente e elas derretem. Para trabalhar com a cera, eu precisaria de ar-condicionado, uma boa estrutura... Coisa que não tenho. Eu uso massa de porcelana. Não tem esse problema e eu acho que reproduz melhor a pele humana", esclarece.



Apesar de não ganhar nada com isso, Marcelo dedica todo seu tempo livre na atividade. Na escola particular, onde ele dá aulas de arte para crianças, Marcelo ganha apenas um salário mínimo, R$ 510, e demora uma hora em um ônibus lotado, todos os dias, para trabalhar.



"É um hobby, uma coisa de fã. Faço as estátuas no meu tempo livre... Posso estar cansado, mas tenho prazer de ir para o meu cantinho e trabalhar. Escolho os artistas que eu admiro para reproduzir. Não ganho nenhum dinheiro com isso. Mas se alguma pessoa me procurar para fazer uma boneca das filhas, bonequinhos de bolo de casamento... Eu faço. Meu maior sonho é ver os nossos artistas bem representados com o meu trabalho. Lá fora, o Ayrton Senna e o Pelé já foram reproduzidos. Mas a Xuxa, por exemplo, não", destaca.



Agora que seu trabalho está tendo maior destaque, o objetivo de Marcelo é se aperfeiçoar. Ele planeja fazer um curso profissionalizante, mas lamenta o fato de não haver opções acessíveis no Brasil. Questionado se não se incomoda com as críticas que recebe, ele garante que não.



"Sei que meu trabalho não está 100% ainda, mas quero melhorar. Estou buscando um curso para poder me aprimorar e tenho pesquisado muito. Como divulgo as minhas obras na Internet, estou sujeito a tudo, inclusive críticas pesadas. Mas o que recebo mais são elogios. Não sou profissional. Busco o melhor, mas nem sempre fica perfeito. Através das críticas, faço melhorias. Na Ana Maria Braga, por exemplo, mudei o cabelo e a pele depois que publicaram a primeira versão", revela.



Além das críticas dos internautas, Marcelo também já teve a oportunidade de receber a opinião pessoal de duas de suas retratadas, Kelly Key e Angélica. O artista conseguiu se encontrar com as duas e levar a estátua que fez e recebeu elogios.



"Só a Kelly Key e Angélica viram suas estátuas de perto. A Kelly achou a boneca muito parecida com ela. Levou até um susto! A Angélica me abraçou e disse que eu era um verdadeiro artista. As duas me incentivaram. Foi uma coisa muito boa", comemora.



Para o futuro, ele sonha em ter um espaço para expor suas obras e não se intimida com o desafio. "Minha meta é ter um espaço para expor meu trabalho e valorizar nossos artistas. Parece impossível. Mas ver meu trabalho na mídia também parecia impossível no começo. Acho que estou chegando lá. Tudo é possível quando você quer!", acredita.

Um comentário :

  1. CARAMBA!!!O CARA É MT BOM!!!JA VI MUITAS ESTATUAS DO MJ,MAS ESSA É A MAIS PERFEITA,PARABÉNS AO ARTISTA!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...