domingo, 8 de dezembro de 2013

A magia que estava sendo construída para This Is It

16 de junho de 2009 - Por Cassandra Wiseman

acabado de pegar de sua caixa postal. Nele eram folhas de prova das últimas fotografias dos sets que tinha acabado de concluir que ele havia projetado para os cinquenta concertos de "This Is It", que deveria ter começado este mês na O2 Arena (Millennium Dome), em Londres.
Foto por KATIE DALSEMER:


Bernt Capra na frente de uma pintura de seu filho, (Pablo, outro dos Capras talentosos), que fica do lado de fora da casa da família em Topanga.
Foto por KATIE DALSEMER: Bernt Capra na frente de uma pintura de seu filho, (Pablo, outro dos Capras talentosos), que fica do lado de fora da casa da família em Topanga.

... "Isso é muito triste, porque nós projetamos esses sets só podem viver com Michael atuando. Michael Jackson era original como Elvis . Ninguém pode tomar o seu lugar nestes sets. " 

... "Realmente dói-me pensar que todo esse trabalho nunca será exibido. A idéia de fazer este concerto um evento teatral estava muito bem e eu não acho que haverá qualquer caminho para nós vê-lo agora . Dói-me que nunca vai ser visto do jeito que deveria ser." 

Capra trabalhou aqui em Los Angeles com Michael Jackson para transformar seus conceitos de design para os shows na O2 Dome em uma realidade sobre "os quatro maiores estágios nos Estúdios de Culver, em Culver City, todos 235 pés por 150 pés e 45 pés de altura. Estes foram os mesmos cenários onde foi filmado a queima de Atlanta em "Gone With the Wind" . 

"Esta foi supostamente a maior tela de LED (light emitting diode) que já foi montada. Eram 33 pés de altura e 100 pés de largura ... para cobrir todo palco com fundo de vídeos filmados em 3D que seria exibido todo tempo (o público ganharia óculos 3D com suas entradas).... e o efeito 3D dos dançarinos fantasmas e os cenários que combinam perfeitamente com os bailarinos reais ao vivo no palco, como um holograma, para dar uma imagem final para o público. "
Foto por BERNT CAPRA, © 2009
Foto por BERNT CAPRA, © 2009

"Teriamos lobos e corvos voando em cena do cemitério. Tinha múmias e zumbis no cemitério e os zumbis estavam vestidos como personagens históricos, Luís XIV, Napoleão, um soldado federal... Estou muito triste meu pirata nunca será visto".
Dançarino Shannon Holtzapffel é a múmia no curta 3D de Thriller
Dançarino Shannon Holtzapffel é a múmia no curta 3D de Thriller
O dançarino Charles Klapow é o 'General'
O dançarino Charles Klapow é o 'General'

Capra trabalhou no remake de cinco vídeos para turnê de Jackson: 'Thriller', 'The Way You Make Me Feel', "Smooth Criminal", 'They Don't Care About Us " e 'Earth Song'.

Michael Jackson e Kenny Ortega no cenário do vídeo Thriller 3D para THIS IS IT
Michael Jackson e Kenny Ortega no cenário do vídeo Thriller 3D para THIS IS IT

Foto por BERNT CAPRA, © 2009
Foto por BERNT CAPRA, © 2009

Foto por BERNT CAPRA, © 2009
Foto por BERNT CAPRA, © 2009

Foto por BERNT CAPRA, © 2009
Foto por BERNT CAPRA, © 2009

Foto por BERNT CAPRA, © 2009
Foto por BERNT CAPRA, © 2009


Michael Jackson durante ensaio de 'They Don't Care About Us'
Michael Jackson durante ensaio de 'They Don't Care About Us'



"Eu sei todos os rumores sobre Michael Jackson, mas o que eu posso dizer é que foi o mais agradável para trabalhar , não havia nenhuma máscara, sempre vestia elegantemente , definitivamente era Michael Jackson, vestindo uma jaqueta preta de estilo militar com trança elaborada de ouro para ensaiar, uma jaqueta de couro vermelho com bordados... mas Michael era formal, muito acessível , super simpático e muito atento. Michael nos apresentou a seus filhos , quando os levou para conhecer os cenários. Os meninos eram crianças normais , crianças muito felizes e só queria brincar no cenário do cemitério e ele brincou com eles, parecia um pai natural e tenho certeza que ele amava seus filhos e, obviamente, adorava-os".

"Michael Jackson amava a arte e tinha amplo conhecimento sobre fotografia, gostava do fotógrafo Lewis Hine, que tinha sido um assistente social na era da Depressão e tirou fotos de vítimas do trabalho infantil, quatro, cinco, seis anos trabalhando em fábricas e minas. também foi conhecido por uma coleção de fotos da construção do Empire State Building, que são agora muito valiosas. Michael adorava isso tomou como base para o cenário de "The Way You Make Me Feel", fotos de homens em construção nas vigas de aço como se estivessem no topo de um arranha-céu fazendo uma pausa para o almoço".

Criação do vídeo em 3D para a apresentação de 'The Way You Make Me Feel'
Criação do vídeo em 3D para a apresentação de 'The Way You Make Me Feel'


Foto de  Lewis Hine, inspiração para Michael Jackson.
Foto de Lewis Hine, inspiração para Michael Jackson.


"Sua vida foi, obviamente, um pouco surreal. Quando eu comecei a trabalhar, tinha que vir com fortes medidas de segurança, é claro. Teve uma comitiva de seguranças com ternos pretos, pelo menos quatro guarda-costas. Inclusive tinhamos um código nome para as fases de produção Culver City - " DOME " Fomos o Projeto Dome, AEG estava obviamente preocupado com a segurança. Chegava em um dos dois ou três novos SUV Cadillac preto que o acompanhava aos ensaios. Um veículo para ele e para as crianças, uma contendo os quatro guarda-costas e às vezes tinha um terceiro carro para se livrar dos paparazzi. Nenhum dos carros tinham placas". 

"Geralmente quando Michael vinha aos sets, ele estava lá para trabalhar; ele só queria nos mostrar o que ele estava criando para coreografar os bailarinos com Travis Payne e o diretor Kenny Ortega, que também é coreógrafo há bastante tempo. Os ensaios eram impressionantes de ver. Creio que Michael inventou todos os movimentos, Michael desafiou as leis da natureza. De onde eu estava, uns 30 pés de distância do palco, parecia que estaca dançando como fazia a trinta anos, era bonito de ver. Era tão ágil, e sua dança era tão fluída, não há ninguém que poderá dançar assim, para mim não há dançarino melhor, nem Nureyev, nem Fred Astaire".

Michael Jackson repassa a coreografia junto Travis Payne, para os bailarinos que escutam atentamente a cada detalhe dito pelo 'Rei do Pop'
Michael Jackson repassa a coreografia junto Travis Payne, para os bailarinos que escutam atentamente a cada detalhe dito pelo 'Rei do Pop'


"Uma coisa que você percebe quando você se encontra com Michael, ele tem esse carisma natural, não sei como chamá-lo, realmente não sei se é uma reação química, porque eu trabalhei com Leonardo DiCaprio e Robert DeNiro, mas trabalhar com Michael era diferente de tudo o que eu tenho experimentado. Só tínhamos apenas cinco semanas para passar da concepção à produção, houve pouco tempo para um projeto como este, mas cada vez que eu o vi, foi muito amável comigo era muito agradável. Não havia tempo para fazer as coisas, tudo tinha de ser aprovado e não havia como voltar atrás. Vi pela primeira vez, quando estávamos na metade da fase de construção dos cenários em um espaço que tinha alugado para ele ensaiar".



Capra conseguiu o trabalho através de um produtor, um velho amigo que estava trabalhando fazendo alguns filmes virais de internet, e se meteu nisto casualmente através de outro produtor que havia trabalhado com ee antes. Não me disse por telefone do que se tratava o projeto, mas quando me perguntou se queria trabalhar com ele, disse que sim, mas não sabia do que era. Por isso fui em uma reunião com Robb Wagner da 'Stimulated Incorporated' que estava a cargo da execussão de todo o projeto (que fez parte também do Memorial) e me apresentarão a Robb Wagner e Bruce Jones. Nos sentamos a mesa para nossa reunião, e vi que se tratava de um projeto maior que eu pensava.

"Nada de Michael Jackson era pequenno. Realmente tudo o que faz é de grande orçamento assim nunca recusarão nada do que pedimos, mas nos disseram que tínhamos que ser rápidos, tudo que foi feito sempre pelas 'melhores pessoas' com um grande orçamento. Eu trabalhei com o artista conceitual Loebart Nicole e seu esposo, o diretor de arte William Budge. Me sentei com ela e as fotos e as ideias e estes desenhos conceituais elaborados em seu computador, tudo foi aprovado para que pudéssemos começar a construir os cenários".

"Michael Cotton desenhou os cenários e os construiu. Bruce Jones, co-produtor a cargo dos efeitos visuais, foi o criador digital, fazendo as peças de tecnologia. Todo o show foi como uma representação de ópera extravagante. O palco foi concebido como um grande espetáculo musical da Broadway, mas no lugar da reconstrução do cenário entre as canções (Michael queria que o espetáculo fosse transparente, não haveria tempo) os sets eram os vídeos em 3D que fizemos".

Capra ordenou todo o material de construção em Topanga Lumber.

Créditos: MJ Beats

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...