sábado, 14 de julho de 2012

Carta aberta para o Michael de Stuart Backerman





Eu fui o teu porta-voz oficial e trabalhei para você quase dois anos, fazendo o melhor que pude, acreditando que você tinha um dom para partilhar com o mundo. Quando eu me demiti, eu disse que adorei você e os seus fãs, que ao longo dos anos mostraram uma impressionante lealdade e dedicação a você, como pessoa, e valor que eles acreditam que você tem. Apesar dessa declaração parecer ter sido um exagero na altura, foi dita pelo coração, porque eu acredito que todos nos somos perfeitos aos olhos do nosso Criador, um ser de força divina que anima toda a vida no Universo.

Michael, artistas como você têm um dom especial para expressar a energia, coisa que você tem feito tão bem ao longo da sua vida e carreira notável. Mas nao me importa quantos milhões de cds você vendeu, quantos especial de TV você fez, quanta homenagem você recebe, o que realmente importa é o pacto que você fez consigo mesmo, o seu interior, não aquela celebridade que o mundo conhece e chama Michael Jackson... Eu estou preocupado com você Michael, e desejo que, como resultado desses anos tão difíceis, você possa experimentar na sua vida o estado de graça onde não ha diferença entre o cantor e a canção.

Michael, eu não quero me ver "acima" de você, como muita gente anda a tentar fazer. Eu não quero me pregar a você, desde que me conheço, a sua vida não tem sido fácil e você tem se sacrificado bastante para ter o sucesso que você hoje tem, criando contratos musicais e de caridade, tal como poucos outros artistas. Esta escrito: "Para quê que um homem lucra, se ele fica o mundo inteiro, mas perde a sua alma?"
Michael, você tem dado tanto ao mundo e ainda tem tanto para dar! Creio que chegou a hora de começar de novo. Acredito que, se você o fizer verdadeiramente, todo o mundo ira aceitar e respeitar o novo, alegre e cheio de energia Michael Joseph Jackson ."


__________________________________

Entrevista 



Diga o nome Stuart Backerman em certos ambientes e a maioria das pessoas vai te dizer que esse cara atuou como porta voz de Michael Jackson nos momentos mais turbulentos de sua vida.

Embora seja verdade que Mr. Backerman foi porta voz de Michael assim como seu relacoes publicas e midia, esse fato mal arranha a superficie desse verdadeiro e fascinante "Renaissance Man." 



Stuart Backerman graduou-se com honra pela University of New York. Ele tb atendeu a University of British Columbia's Graduate School de Planejamento Urbano onde tirou seu Mestrado. Ele eh um profissional de planejamento urbano: um premiado produtor teatral; expert em relacoes com midia; e correspondente televisisivo nacional que, por duas razoes, atuou como Correspondente Especial e convidado frequente do 'Entertainment Tonight', um das mais populares revistas televisivas da rede.


Durante o tempo que trabalhou como porta voz de MJ, ele desenvolveu uma grande amizade na relacao de trabalho com varios Fan Clubs do MJ. Finalmente, aqui estava uma pessoa que todos sentiam que poderiam falar e onde os nossos sentimentos e ideias seriam propriamente trabalhados e nao ignorados.


Mr. Backerman estava procurando uma forma de colocar para fora, e em publico, os seus sentimentos pelo King of Pop. Mas, como todos sabem, ninguem quer publicar nada que seja positive sobre Michael Jackson pq isso nao vende! Entao, eh com grande prazer e sorte que o MJFC aprsenta Mr. Stuart Backerman em suas proprias palavras...


Nos diga algo sobre seu historico profissional? 

Eu tive uma carreira muito ecletica. Obtive um Mestrado em Artes e Planejamento Urbano pela University of British Columbia. Minha primeira posicao profissional foi numa grande empresa de engenharia onde eu gerenciava a construcao de varias “novas cidades” no interior de BC. Fui recrutado pela Cidade de Vancouver para ser o primeiro porta voz oficial de relacoes culturais do conselho. Depois de quase 8 anos com a Cidade, eu decidi sair e criar um projeto cultural e artistico para minha propria empresa. 
Minha primeira producao foi reviver "Peter Pan, O Musical," que foi premiada em Vancouver e fez Tour na America do Norte incluindo uma passadinha na Broadway. Subsequentemente, fui produzir muitos outros premios teatrais, festivais and concertos musicais. Nos anos 90 fui recrutado de novo para assistir o governo e como assistente especial do Distrito British Columbia, onde eu foquei na expansao de Provincias, artes e intercambio cultural.



Como vc tornou-se publicista de Michael Jackson? 

Em 2002 Michael ficou consciente do meu papel como produtor de "Peter Pan O Musical" na Broadway. No tempo, ele estava interessado em fazer o papel do Peter Pan, e me pediu que mandasse a abertura do show para ele. Infelizmente, o incidente do “bebe dependurado” em Berlim trouxe noticias ruins sobre ele e decidimos que o momento nao era correto, mas Michael e eu nos demos tao bem que ele me pediu para ser seu porta voz.




Descreva Michael Jackson com 3 adjetivos: 

A. Carinhoso
B. Misterioso
C. Criativo



O que vc acha da forma como Michael Jackson eh retratado pela imprensa?

Geralmente, eu acho desprezivel a forma como os meios de comunicacoes retratam Michael, como se ele fosse "pouco caso," por nada poderiam estar mais longe da verdade. Michael Jackson eh muito capaz e focalizado. No entanto, por outro lado, os meios de comunicacoes precisam do Michael, no sentido de que ele eh o mais interessante, curioso e celebridade mais digna de noticias no mundo dos negocios.



Qual a parte em que vc gostava de ser porta voz de MJ e o que era dificil?

Eu amei cada minuto dessa experiencia pq era como se eu perpetuamente num mundo magico de sonhos. . . O ambiente de Michael eh criativo, o que deixa o trabalho com ele ser positivo. Isso me permitiu ser criativo tb. Lembro-me sentado em sua casa em Neverlan e, de repente, Michael desce a escada e coloca para: 
"Vamos ter uma fundacao em Neverland... Vamos abrir Neverland assim mais pessoas podem conhecer o lugar..."
Isso levou a uma explosao muito bem sucedida de um evento de caridade mais tarde nesse mesmo ano.

A unica parte do trabalho duro com Michael era a midia agressiva. Nao eh facil ser respeitoso e informativo, quando a maior parte midia nao esta disposta a dar a Michael Jackson o beneficio da duvida e, muitas vezes, eles simplesmente olham para a "sujeira". Mas o meu trabalho foi o de trazer um pouco de leveza e diversao para a posiçao, e eu trabalhei bem com os meios de comunicacao, porque eu sempre colocava os interesses de Michael na frente e agia profissionalmente.

Vc pessoalmente gosta das musicas do Michael Jackson? Qual a sua musica/album preferido? 
Eu amo as musicas do Michael. Minha favorita eh 'Billie Jean' de Thriller.

O que vc acha dos fas de Michael Jackson? 
Eu acho que os fãs do Michael são os melhores do mundo. . . Tão leais, dedicados, amorosos. Eu sabia desde o começo que a chave para o crescimento da carreira de Michael Jackson era solidificar sua base de fãs e fazê-lo mais acessível a eles. Nenhuma outra celebridade tem o imenso apoio de fãs como Michael Jackson e eu sei que ele é extremamente grato por isso.

Alguns podem dizer que os filhos do Michael Jackson nao têm uma infância normal. Como você pode recusar isso? 
Eu não posso recusar pq, sejamos honestos, os filhos do Michael Jackson nao tem uma infância "normal". Sim, eles têm tutores e toda a pompa da normalidade, mas o a infância deles é guiada pela vida “anormal” de uma celebridade.

O equivoco numero um que a maioria das pessoas tem em relação ao Michael Jackson? 
Muitas pessoas acreditam que Michael é errôneo. De fato, Michael é extremamente focado e em função de sua vida.

Você poderia descrever um esforço filantrópico do Michael Jackson que você já esteve envolvido? 
O evento de caridade em Setembro de 2003 em Neverland para ajudar inúmeras organizações foi inacreditável. O numero de celebridades que apareceu por lá foi espetacular - Mandy Moore, Britney Spears, Elizabeth Taylor, N'Sync, Mike Tyson, etc., etc. Eu fiquei abismado!

O que você mais gosta em Neverland? 
A serenidade. . . Neverland é um dos lugares de maior paz e meditação que eu já estive.

Você poderia dividir a sua maior experiência envolvendo Michael? 
Existiram tantas inesquecíveis com ele, mas uma delas foi o dia que ele recebeu as chaves da cidade de Las Vegas do prefeito Goodman. Ele estava verdadeiramente tocado e me falou: "Eu sou uma alma de sorte”.
Eu quase chorei de alegria quando eu ouvi que ele expressou sua gratidão dessa forma. 
Eu tamben lembro a primeira vez que eu falei com Michael no telefone. Era uma sexta a noite, e o telefone tocou as 8h mais ou menos: 
"Alo?" Era Dieter Wiesner, o novo gerente de MJ, direto de Neverland. 
"Stuart”, ele disse. "Eu tenho alguém na linha que quer falar com você”.
Eu não me toquei sobre o que era, mas de repente ouvi uma voz que reconheci das musicas, da televisão e, ate mesmo, de algumas performances inesquecíveis no Grammy, uma voz que eu sabia naquele instante que só poderia pertencer a uma pessoa.

Stuart”,a voz começou como um sussurro. "É o Michael. Eu assisti um vídeo sobre você essa noite e eu só queria dizer que estou super orgulhoso de ter você a bordo do nosso time. Dieter me disse muito sobre você e sua experiência produzindo Peter Pan, O Musical, e mal posso esperar para encontrá-lo. Eu só queria dizer 'Bem-vindo."
"Obrigado," eu retruquei, ainda em choque 
"Mal posso esperar por isso também. Será um prazer." 
Então Dieter voltou na linha direto da biblioteca do Michael em Neverland.
"Você esta contratado Stuart," ele disse, confirmando o que eu acabei de escutar e sentando atônito...
Eu comecei a trabalhar para o Michael Jackson oficialmente no Outono de 2002. Eu não me toquei no tempo, mas uma montanha russa estava preste a iniciar. Eu deveria ter apertado os meus cintos… seria uma volta selvagem e tanto!

Outro momento especial: Em 29 de Agosto de 2003, Michael Jackson completou 45 anos. Sendo Testemunha de Jeová, ele raramente comemorava aniversários, mas numa decisão sobre como me mostrar o quanto ele estava grato pelos meus conselhos e idéias, ele concordou em participar da festa de aniversario no histórico Orpheum Theater em Los Angeles. O evento foi produzido pelo Michael Jackson Fan Club (MJFC) e foi um dos tipos de eventos que esperávamos colaborar trabalhando juntamente com a base de fãs do Michael. Assim como eu pedi que pessoas do mundo inteiro pudessem participar do evento, eu consegui que o MSN cobrisse a festa. A sua ânsia em fazer mostrou ate onde havíamos chegado desde os dias difíceis do documentário de Bashir.
Na noite da festa, com 2 mil fãs de 30 paises esperando ansiosamente pela chegada de Michael, pensei em 1965 no concerto dos Beatles no Shea Stadium---o mesmo tipo de excitação estava no ar. Quando Michael chegou na limusine, os fãs gritavam choravam, pulavam e jogavam presentes no carro quando ele abriu a janela para acenar. "Siga-me," eu disse, guiando-o ate o da entrada do local ate um dos camarotes, o melhor lugar para que ele assistisse o tributo de 3 horas.
A festa foi tão boa quanto esperavam e os fa clubes fizeram um ótimo trabalho. Steve Harvey foi um dos organizadores e as performances estavam fantásticas, especialmente a Kennedy Tap Company, que dançou 'Smooth Criminal.' No final da apresentação, um garoto de 6 anos fez um solo que levou a casa ao chão. Michael batia palmas tão entusiasmado, ele praticamente caiu do camarote. A expressão no seu rosto foi um arrebatamento assistindo o menino dançar - foi como se ele fosse magicamente transportadas de volta para sua própria infância. 
Depois das performances, Michael veio para baixo no palco para cortar seu bolo, satisfazendo os animadores e misturando-se ao redor de seus fãs. Uma de seus admiradores perdeu a sandália e houve um momento Cinderela em que ele colocou-a em seu pé. Ele disse a todos o quanto ele aprecia seus novos conselheiros, declarando, "Vou dar a vocês todo o orgulho de ser um fã de Michael Jackson”, a promessa de que sucintamente expressava minha esperança para o futuro.


Como publicista o que você acha sobre a melhor atitude que Michael Jackson poderia ter tomado? 
O processo que terminou em 2005 foi traumático para Michael. Ele precisava de um tempo para repor as energias e se focar de novo, mas eu acho que era o momento para ele fazer o que ele sabia fazer melhor. . . peformar ao vivo! Eu sei que ele realmente não quer performar de novo, mas eu defendo com todo meu coração que ele vai performer em seu aniversario de 50 anos. Isto seria um verdadeiro marco para todos. Mesmo que ele fizesse apenas duas ou três musicas, talvez com um coro, seria uma grande coisa para a sua vida e carreira. O evento pode ser transmitido globalmente. Ele poderia mostrar ao mundo que ele ainda tem o "incêndio". E ele poderia mostrar a seus fãs que sua fé não foi em vão. Creio também que ele iria ajudar a sua auto-estima de saber que ele poderia fazê-lo novamente, mas ele tem medo de dar o passo. . . Gostaria de poder convencê-lo.



Se você tivesse oportunidade, você faria tudo de novo? 
Na hora! Eu não falo com Michael ha um bom tempo, mas eu sei que ele pode fazer mágica de novo.


Qual a coisa que o mundo não sabe sobre Michael Jackson que ele deveriam saber? 
Michael é brincalhão. Em honra ao seu aniversario de 45 anos tivemos uma festa com um imenso bolo numa tenda de circo em Neverland. Estavam lá Nick e Aaron Carter e varias outras pessoas. Depois de cantarmos Parabéns a você, Michael quis ser bobo e começou uma Guerra de comida com Aaron que começou numa Guerra pesada com todo mundo! Foi super legal!


Michael Jackson permitiu que você visse o "particular Michael Jackson" ou era apenas uma relação de trabalho?" 
Posso dizer que nossa relação foi mais profissional que pessoal, no entanto, tinham momento em que Michael fazia algumas confidencias comigo. Falávamos sobre o mundo da musica, o estado das gravações musicais e seus planos futuros. Em geral, ele mantinha seu próprio ponto de vista e protegida sua privacidade ferozmente. Minha percepção de Michael nunca mudou. Antes de conhecê-lo eu me sentia de uma forma e depois de trabalhar com ele eu continuo sentindo da mesma forma . . . para sempre.


Qual a sua memória favorita de Neverland?
Era uma Linda manha quando eu cheguei em Neverland nesse dia. Quando entrei pelos portões principais meu olhos pararam na estatua de bronze de uma criança, o chão feito a mão, pinturas de garotos e garotas brincando, suspensas num momento em que Michael Jackson celebrava seu alter ego, Peter Pan. Eu não me alonguei indevidamente em seu amor aos jovens, desde que eu estava longe de estar pura e simplesmente ali em Neverland; o meu lugar favorito era o reino de conto de fadas do mais celebre pop star do mundo. Eu admito a sensação que eu tive nessa manha --- fiquei embebido no elixir da fama de Michael. 
Michael cumprimentou-me numa voz que [tinha] um pouco de qualidade musical que era agradável. Apertamos as mãos e fiquei surpreendido com a força de seu aperto. Ele não tinha aquela luva como eu pensava que ele poderia ter e suas mãos e eram maiores do que eu esperava. Apertamos as mãos por cerca de dez segundo assim como fizemos contato com os olhos. Seu olhar era aberto e seu jeito era simples. 
"Vocês estão fazendo um grande trabalho, Stuart", disse ele, "e eu estou realmente satisfeito em conhecê-lo. Você é um trunfo para a equipe."
“ Obrigado, “eu disse”.Esta sendo muito bom trabalhar para você e eu estou realmente gostando.”
Conversamos por alguns minutos sobre o rancho e o quão lindo ele era. 
"Eu quero que Dieter te mostre tudo---tudo daqui. Eu quero que você seja o mais familiar possível com esse lugar assim como alguém que mora aqui" Michael disse....
Por um momento eu senti uma emoção. é uma coisa simples---conhecer alguém, apertar as mãos, conversar, e dizer adeus. Acontece milhões de vezes, então pq poderia ser diferente? Sim era.....Era Michael Jackson!
________________________________________


O Time do MJFC gostaria de agradecer sinceramente ao Mr. Backerman do fundo dos nossos corações. Não apenas pelo privilegio de publicar essa entrevista exclusiva; mas por tudo que ele fez durante esse tempo muito difícil nas nossas vidas. Stuart, você nunca saberá o quanto te amamos e apreciamos









Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...